5 fases da Mulher-Maravilha que você precisa conhecer
Para você que está ansioso pelo filme da Mulher Maravilha e quer conhecer um pouco mais de sua história, fizemos um resumo dos 75 anos de aventura da heroína:
Linha do tempo de Diana.
A Mulher Maravilha foi criada por Charles Moulton (mesmo criador do polígrafo), e teve seu primeiro gibi lançado em dezembro de 1941, no All Star Comics n. 08. E teve sua segunda aparição em Sensation Comics n. 01 no início de 1942. Logo em seguida já teve seu gibi próprio que foi lançado sem interrupções até 1986, o que era muito raro em títulos de gibis.
Antes de explicar a história dela, você deve saber que existiram muitas fases nos lançamentos da editora, segue em ordem Era de Ouro, Era de Prata, Pós crise, Novos 52 e o atual Renascimento.
Essas fases eram feitas porque o universo das histórias, sofria uma alteração, e os personagens eram renovados e adaptados as novas leis ou ideias.
Era de Ouro
A Era de ouro conta que as Ares (Deus da guerra) tinha um exército que criava conflitos a todo momento, seus soldados matavam os próprios irmãos e vendiam as mulheres como escravas. Vendo tudo isso, Afrodite (Deusa do amor) criou as amazonas com as próprias mãos para que fossem mais fortes que os homens e governassem a terra com amor. Ares então manda seus exércitos comandados por Hércules, enfrentar os exércitos de Afrodite, e é derrotado. Então cria uma armadilha para as Amazonas oferecendo um banquete, elas são capturadas e precisam da ajuda de Afrodite para escaparem, depois de libertas, Afrodite comanda que elas devem usar braceletes forjados pelo inimigo para que se lembrem dessa vergonhosa derrota. Após a batalha, elas são guiadas para que se livrem do mundo dos homens, e fundem sua própria civilização. Até que encontram a ilha paraíso de Themyscira, onde elas têm juventude, beleza, felicidade e vida eterna, desde que não sejam enganadas pelos homens. Elas ganham de Atena (Deusa da sabedoria) uma esfera para que tenham conhecimento do mundo, onde aprendem a criar armas e até aeronaves (nessa época Diana tem seu jato invisível porque não tinha habilidade de voar).
Hipólita (Rainha das amazonas) guiada por Atena, aprende o segredo das artes da modelagem da forma humana e cria uma estátua em forma de criança. Afrodite concede o dom da vida a estátua e a criança-maravilha pula para os braços de sua mãe, a rainha. Afrodite nomeia a criança como Diana. Aos três anos de idade, Diana já demonstrava possuir grande força, arrancando árvores como se fosse grama, aos cinco, demonstrava ser veloz, assim como a deusa da caça, disputava corridas com cervos floresta adentro. Aos 15, recebeu seus braceletes de submissão no altar de Afrodite, prometendo comprometer-se a servir eternamente a deusa do amor e da beleza.
Já na primeira edição, o major Steve Trevor é abatido por um caça nazista e cai na ilha das amazonas, elas cuidam de seus ferimentos e Hipólita, rainha das amazonas e mãe de Diana, decide que a mais brava das amazonas será quem levará o homem de volta para casa. Um torneio é criado, e como Diana tinha se apaixonado por Steve, sua mãe Hipólita proíbe que ela participe, mas ela coloca um capacete para se disfarçar e ganha o torneio. Mesmo relutante, sua mãe deixa ela partir, e é nesse momento que ela ganha seu traje, o laço da verdade, os braceletes indestrutíveis, e uma tiara que pode ser usada como bumerangue.
As histórias da Mulher Maravilha se passavam quase sempre na segunda guerra mundial, onde ela realmente participava das batalhas, e era igual ou superior aos homens, numa época em que a opressão sobre as mulheres era muito maior. Quase todos os seus vilões eram homens, e ela os vencia, depois perdoava, porque esse era o ponto chave dela na época, vencer com amor, e não com guerra.
Em 1954 com novas leis que deveriam ser seguidas pelas editoras, muitos personagens tiveram suas origens, roupas e personalidades recriadas. Essa época foi chamada de Era de Prata.
Era de Prata
A Mulher Maravilha dos primeiros anos desse período era basicamente idêntica a antiga versão, sua origem foi recontada, mas de forma praticamente igual. Robert Kanigher reescreveu a personagem que se tornou mais leve, mais romântica ou menos envolvida com o combate ao crime. Outros deuses além de Hipólita e Afrodite ajudaram a dar vida à Diana e as amazonas seriam as viúvas dos gregos que morreram durante as guerras, descartando a maior parte da mitologia. As histórias da Mulher Maravilha perderam o tom de super-heroína, ela era incapaz de derrotar seus inimigos sozinha, precisando sempre de homens para ajudá-la. Mesmo com a introdução dela na Sociedade da Justiça da América em 1960, ela não teve uma boa identificação na história. Em 1968, foram publicadas histórias em que Diana abria mão de seus poderes e da sua vida na ilha para ficar de vez no mundo dos homens. Sua ilha fora destruída e suas companheiras amazonas foram para outra dimensão. Diana fica para trás para ajudar Steve Trevor, que tinha sido condenado injustamente por um crime que não cometeu. Ele é solto, mas morre pouco tempo depois. Sem poderes e sem casa, totalmente perdida, Diana abre uma loja de roupas e começa a treinar artes marciais para voltar a combater o crime. Depois da morte de Steve, Diana fica mais frágil e suas emoções bem mais humanas. Ela completa a transformação e deixa seus traços de deusa de lado, se tornando uma heroína mais moderna e com mais conflitos. A intenção dos autores era fazer dela uma espiã, uma policial, tirando de vez o tom de mitologia e fantasia de suas histórias.
Pós – crise
Com o tempo, os criadores das histórias de heróis, inventaram um número gigantesco de universos (terra 1, 2, 3), em as histórias seguiam cronologias diferentes, o problema é que existiam muitas versões, e tudo estava muito confuso. A DC Comics notou a confusão e criou a série, Crise nas infinitas terras, em que foi apagado todos os universos paralelos, restando apenas 1, contando uma nova origem que não podia ser alterada.
O escritor George Perez, com o dever de dar uma nova origem a personagem, trouxe de volta a mitologia grega, e dando muito mais ênfase a isso, ele estabeleceu que as amazonas foram criadas pelo período de 1200 antes de cristo, quando as deusas gregas, ressuscitaram as almas de todas as mulheres que tinham sido assassinadas pela maldade dos homens, Hipólita foi a primeira mulher a ser morta, e Diana era a encarnação de sua filha não nascida. As Amazonas viviam na Grécia até serem banidas por um conflito com Hércules, depois disso se exilaram na ilha paraíso.
No final do século 20, Hipólita foi instruída a moldar barro na forma de uma criança e, seis deuses do panteão grego deram vida e habilidades a ela. Assim nasceu Diana, a primeira criança nascida na ilha paraíso em 3000 anos em que as Amazonas moravam lá. Cada um dos deuses lhe deu um presente, Démeter deu grande força, Atena sabedoria e coragem, Ártemis o coração de um caçador e companheirismo com os animais, Afrodite beleza e um coração apaixonado, Héstia irmandade com fogo, e Hermes rapidez e poder de voo. Mais à frente ela ganhou de Gaia telepatia, e braceletes que quando tocados soltam rajadas cósmicas, capazes de ferir super seres, além de nenhum telepata conseguir invadir sua mente graças a tiara.
Quando Diana ainda era jovem os deuses decretaram que as Amazonas deveriam mandar uma emissária ao mundo dos homens, a rainha propôs um torneio, e a vencedora seria a emissária. Diana que estava proibida de participar, se disfarçou e venceu o torneio facilmente, então em sua partida, ela recebeu o laço da verdade forjado por Hefesto, também foi dado a ela as sandálias de Hermes, que permitiam que percorresse grandes distâncias em segundos. Em 1982 foi alterado a vestimenta e o logotipo da personagem, deixando do jeito que conhecemos hoje. Nessa época Steve Trevor não era seu interesse romântico.
Sua galeria de vilões aumentou, ela lidava com a mulher leopardo, rivalizava com outras Amazonas, tinha que encarar a vontade de Zeus que a queria como esposa, e principalmente enfrentar Ares, que queria dominar o planeta inteiro. Essa época de Diana que durou 60 edições é dita por muitos, como a melhor fase da Mulher Maravilha de todos os tempos.
Com a troca de escritor, foi promovida uma fase de Diana em que ela subiu ao monte Olimpo e ganhou o posto de deusa da verdade, e a revelação que a Mulher Maravilha da Era de ouro, que agiu nos anos 40, lutou na segunda Guerra Mundial e ingressou na sociedade da justiça, era sua mãe Hipólita, o que não agradou aos fãs.
Novos 52
A DC Comics recriou seu universo de personagens mais uma vez em 2011, dando uma nova origem a Mulher Maravilha. Dessa vez, quando Hipólita desejou aos deuses uma filha, Zeus apareceu e engravidou a Rainha, assim nasceu Diana, que dessa vez possuía todas as suas habilidades de anteriormente, mas que nasceram com ela, por ser uma semideusa. Seus braceletes foram criados por Hefesto (deus ferreiro) e quando são retirados, seu verdadeiro poder é liberado, onde ela é capaz de derrotar até mesmo outros deuses em uma batalha. Essa fase foi elogiada pela crítica e mostra uma Mulher Maravilha muito mais poderosa do que era. Nessa época, Diana passou 1 ano treinando com Ares (deus da guerra), mas depois de desobedecer uma ordem de matar um Minotauro, ela perdeu o respeito do deus e numa luta ela o matou, e assim ela se tornou a deusa da guerra. Steve Trevor nessa versão, trabalha para o governo como elo entre a Mulher Maravilha e a liga da justiça, e possui um amor não correspondido por Diana. Mulher Maravilha e Superman dessa época possuem um relacionamento amoroso. Mas devido ao público não gostar desse romance, isso foi “apagado” posteriormente.
Renascimento DC – atuais histórias
Tendo mais uma vez sua história contada, Diana busca por repostas de seu passado e ao mesmo tempo, mostra o começo de suas aventuras como Mulher Maravilha no mundo dos homens.
Poderes que a Mulher Maravilha já possuiu ao longo desses anos:
- Força divina (80% do Superman)
- Velocidade de pensar e agir sobre-humanas (quase na velocidade da luz)
- Altíssima durabilidade corporal, invulnerabilidade (que a protege de fogo, mísseis, entre outros)
- Quase totalmente intolerante a dor
- Sistema imunológico que a protege de doenças, toxinas, radiação e frio do espaço
- Originalmente apenas planava com ajuda do vento, mas depois foi adaptado para voo em velocidade supersônica
- Resistência física suficiente para que ela lute por dias sem parar.
- Agilidade muito além de um ser humano, capaz de fazer ela desviar tiros com braceletes mesmo com os olhos vendados.
- Tem todos os 5 principais sentidos em níveis super-humanos.
- Sua visão é capaz de enxergar facilmente grandes distâncias, enxerga no escuro ou através de ilusões.
- Possui sabedoria divina
- É capaz de se comunicar com todas as formas de animais, além de poder comanda-los e sua presença pode acalmar diversas criaturas.
- Aprendeu a falar todas as línguas existentes
- É capaz de sentir e detectar as emoções dos outros
- Imortal por causas naturais, não envelhece em Themyscira
- Imune a ataques psíquicos de controle da mente
- Altamente resistente a magia e ataques místicos
- Capaz de aumentar o volume de sua voz em níveis ensurdecedores
- Consegue seduzir qualquer pessoa através do olhar ou da voz
- Pode desenvolver estratégias e táticas incríveis
- Domina qualquer tipo de combate, armado ou desarmado
Curiosidades sobre a Mulher Maravilha
- Seu símbolo no peito era inicialmente uma Águia, mas depois foi remodelado para os dois “w” como conhecemos hoje.
- Ela já foi considerada deusa da verdade e também deusa da guerra
- Em certa edição foi dito que sua mãe foi a primeira Mulher Maravilha
- Seu criador era feminista, tinha um relacionamento poligâmico, e baseou sua criação em suas 2 mulheres.
- Zeus (algumas edições) já quis se casar com a personagem, e mais recentemente é pai dela.
- Seu nome original era Suprema.
- Quando ela foi introduzida na sociedade da justiça da américa, ela era secretária dos homens.
- Em suas histórias ela já concorreu à presidência dos Estados Unidos 2 vezes
- Ela já foi capaz de erguer o martelo de Thor
- Ela já teve uma fusão com tempestade.
- Teve histórias em que ela abandonou os poderes e abriu uma loja de roupas.
- A sidekick dela é a moça maravilha
- Circe uma de suas vilãs já foi a Mulher Maravilha temporariamente.
